Dezembro de 2022 iniciou um período desafiador para o Serviço de Comunicação Social do Exército Brasileiro. Após um entusiasmo inicial dos oficiais ligados ao Centro de Comunicação Social da força, devido a um aumento de mais de 6 milhões de seguidores no final do perído eleitoral, que na realidade não foi orgânico ou devido à implementação de alguma ação dos profissionais da própria força, mas sim resultado de uma campanha feita por alguns influenciadores visando convencer os oficiais generais do Alto Comando do Exército a interferir no resultado das eleições, a instituição, que se manteve neutra politicamente, enfrentou uam abrupta perda de centenas de milhares de seguidores em um período pequeno, de 30 de novembro de 2022 a 30 de dezembro o perfil perdeu cerca de 1.3 milhões de seguidores em 30 dias.
Texto no Blog do Exército
Em um texto publicado no blog do próprio Exército Brasileiro, um oficial relato o abrupto crescimento e a seguida evasão de seguidores, que para ele é interpretada como “compreensível”:
“Essa plataforma sofreu um expressivo crescimento no período de 72 horas, logo após o término da eleição de 2022. Entre 30 de outubro e 3 de novembro, o perfil decolou dos 2,2 milhões para 8,4 milhões de seguidores… A queda de mais de 1,3 milhão de seguidores é um ponto que merece atenção, mas é compreensível quando estudamos mais a fundo todo o fenômeno ocorrido no período antes citado. ”
127 mil a menos a cada mês
Desde essa data, quando o Exército tinha 8,3 milhões de seguidores, até o dia 19 de fevereiro de 2024, o perfil perdeu uma média de 127.402 seguidores por mês, o que equivale a uma diminuição diária de aproximadamente 4.185 seguidores. De acordo com um artigo da Revista Sociedade Militar, baseado em informações adquiridas através do serviço de transparência da própria instituição, as redes sociais do Exército têm sido, desde então, dominadas por comentários negativos de cidadãos desapontados com a postura da força diante do cenário político.
Os departamentos de comunicação social do Exército não se pronunciaram sobre a perda massiva de seguidores. Se a tendência atual persistir, o perfil poderá ficar esvaziado em poucos meses. O setor enviou a listagem com o número de seguidores á revista acima citada
Robson Augusto