Nas redes sociais o Suboficial FUZILEIRO NAVAL Bonifácio, que é pré-candidato pelo REPUBLICANOS, diz que a sensação que tem ao ver-se impedido de ser liberado para licença para CONCORRER A CARGO POLÍTICO é de vergonha e tristeza.
“NÃO SEI EXPLICAR A SENSAÇÃO QUE SINTO !!! VERGONHA, TRISTEZA, DECEPÇÃO. JURO QUE TENTEI RESOLVER ADMINISTRATIVAMENTE. PASSEI MAIS DE 30 ANOS NA MARINHA DO BRASIL, E TER SEU DIREITO ELEITORAL NEGADO..”
Segundo publicado na Revista Sociedade Militar, Juarez Rezende, advogado do escritório TORREKINI, responsável pelo acompanhamento jurídico da pré-campanha e campanha do Suboficial BONIFÁCIO, disse que ingressará na justiça contra o comandante do MILITAR, para ele Bonifácio já está em prejuízo em relação aos outros concorrentes para o cargo de vereador na cidade do Rio de Janeiro. Diz que o requerente faz jus ao imediato afastamento de suas atividades para concorrer a seu cargo eletivo tendo em vista que as eleições já estão marcadas para 15 de novembro do ano corrente.
Na peça em que exige a liberação de BONIFÁCIO o advogado coloca:
No que tange ao afastamento do militar de suas atividades, deve ser, ao contrário do que muitos pensam, não após o deferimento de sua candidatura mas a partir do momento em que requereu a candidatura, esse é o posicionamento da mais alta corte eleitoral de nosso amado País. Observando o princípio da isonomia entre os participantes do certame eleitoral, entendo desta forma que do contrário o militar sairia no prejuízo, maculando o aspecto democrático que envolve as eleições para qualquer cargo público do executivo ou do legislativo.
O fuzileiro José Bonifácio é considerado um dos pré-candidatos militares com maior potencial para ser eleito nas próximas eleições. O militar chegou a ser destaque na grande mídia há alguns anos por conta de sua luta por melhores salários para a corporação. Na última eleição que disputou recebeu mais que 15 mil votos.