Militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), concluíram na última sexta-feira(29.04), o Curso de Negociação Policial – 2022, que teve como objetivo formar negociadores para atuarem em ocorrências de alta complexidade e incidentes críticos de segurança pública de natureza policial. Além dos militares do BOPE, o curso contou com a participação de policiais militares do Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Pará, Paraíba, Santa Catarina, Sergipe e representantes da Polícia Federal (PF), Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG).
Durante o curso, que teve início no dia 4 de abril, os discentes tiveram acesso ao conteúdo de Programação Neurolinguística, Relacionamento com a Imprensa, Processo de Comunicação e Oratória, Noções de Gerenciamento de Crise, Sociologia do Crime e da Violência, Noções de DDHH aplicadas à negociação, Aspectos Jurídicos da Negociação Policial, Técnicas e Táticas de Negociação I e II, Negociação em Estabelecimentos Prisionais, Psicologia aplicada ao processo de negociação, Noções de Psicopatologia, Estudo de caso, Noções de Sniper policial aplicado à negociação, Noções de Time Tático e Prática de Negociação/Oficinas de Vivenciamento.
“Iniciamos a jornada da negociação no ano de 2001. Crescemos, melhoramos e aprendemos muito. Temos, hoje, um dos melhores curso de negociação do país. Em um incidente crítico, o negociador tem que estar preparado para lidar com diversas situações e cabe a ele conduzir as ocorrências para atingir o objetivo final que é solucionar as crises e preservar vidas”, destacou o comandante do Policiamento Especializado, coronel Ricardo Geraldo de Oliveira Viana.