Os famosos penduricalhos, os apêndices criados para engordar os salários dos militares da cúpula das Forças Armadas, começam a ser somados aos soldos nesse mês de julho e serão creditados nos pagamentos a partir de 2 de agosto. Os generais no último posto da carreira receberão um valor na casa de 1.600 reais a mais, que equivale aos 12% a mais nos adicionais de habilitação. Se os graduados não houvessem combatido no congresso e derrubado a gratificação de representação, nesse mês os oficiais generais na reserva estariam recebendo 22% a mais. Por mais inacreditável que seja, o benefício era exclusivo, não alcançaria o restante da tropa.
Os cabos e sargentos ficam com percentuais bem pequenos, na casa dos 3%. As pensionistas são as que mais sofrem porque o aumento dos descontos para a pensão militar fizeram com que o salário de muitas, principalmente as que estão na base da hierarquia, acabassem diminuindo.
Os militares e pensionistas estão organizando uma grande manifestação para outubro e – segundo informado – já há ônibus fretados partindo de pelo menos duas cidades.
Portal Militar