Porto Velho (RO), 29/09/2021 – Com o objetivo de permitir o acionamento ágil e assertivo no combate a focos de incêndio na Amazônia e no Pantanal, o Ministério da Defesa, por meio do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), lançou, nesta quarta-feira (29), a plataforma de monitoramento “Painel do Fogo”, em Porto Velho, Rondônia. A solenidade, que integrou as atividades alusivas aos 1000 dias de Governo, contou com a participação, por videoconferência, do Presidente da República, Jair Bolsonaro, e com a presença do Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto.
O sistema, desenvolvido pelo Censipam, realiza o agrupamento automático dos focos de calor detectados por satélites, identificando os pontos de fogo e classificando-os de forma prioritária para combate. Essa funcionalidade possibilita o atendimento de casos urgentes em um curto espaço de tempo, além de otimizar a atuação das equipes de campo e os recursos utilizados.
Na prática, o “Painel do Fogo” fornece informações mais assertivas, previne falsas detecções e aprimora o conhecimento sobre a situação real das áreas observadas. A plataforma é pública e está disponível no site http://paineldofogo.sipam.gov.br/. Além de agrupar diversas informações em um único sistema, » CLIQUE AQUI E LEIA O TEXTO COMPLETO no SITE da DEFESA