Militares reclamam – “Quanto mais antigo, menor o aumento”
Um suboficial que ingressou na Marinha do Brasil em 1986 e foi para a reserva em 2016 recebia até dezembro de 2019 um adicional de tempo de serviço no valor de 15%, única coisa que não foi-lhe tirada do regime anterior à MP-2215. Como o referido adicional foi trocado pelo adicional de disponibilidade, que para suboficiais ficou no valor de 32%, o militar teve um aumento de 17% em seu bilhete de pagamento de janeiro de 2020, que equivale a cerca de 650 reais a mais.
Outro sub, que ingressou na Aeronáutica em 1975, indo para a reserva em 2005, com adicional de tempo de serviço no percentual de 26%, também teve os valores deletados e em seguida substituídos pelo adicional de disponibilidade de 32%. Esse militar, embora seja muito mais antigo que o primeiro sub, recebeu em janeiro de 2020 um aumento menor, de somente 6% em seu bilhete de pagamento, o que equivale a cerca de 231 reais.
Outros militares na graduação, que foram para a reserva com 30 anos de serviço antes da MP2215 somente receberão 2% de aumento em janeiro de 2020.
Militares já na reserva em outros postos e graduações também reclamam muito.
“eu fui roubado por Bolsonaro? Como pode um mais moderno receber um aumento maior que o mais antigo? meu aumento foi menor! Virou ao contrário!” diz um sargento.
Militares já falam em se reunir em associações para ingressar na justiça, muitos alegam que o adicional por tempo de serviço é direito adquirido e a única coisa que não foi lhes tirada de antes da MP2215.
O adicional de habilitação, também reformulado com a nova lei, sofrerá alterações aos poucos e só em 2023 alcançará os valores máximos estipulados pela lei 13.954 de 2019.
Nas redes sociais há muita confusão sobre as novas mudanças e até alguns militares que são advogados não entenderam muito bem a nova lei. Alguns “ensinam” de forma equivocada que os militares terão que optar por receber o adicional de tempo de serviço ou a disponibilidade. Estão errados, os militares receberão automaticamente aquele valor que for mais vantajoso.
Outros falam ainda que as pensionistas não receberão o adicional de disponibilidade, o que também é um grande erro de interpretação que tem deixado muita gente preocupada.
O texto foi construído com base em comentários coletados em redes sociais.
Portal Militar – Copyright 2018 – Todos os direitos reservados