Candidato, coordenador de campanha e eleitor atuante – O que fazer para de fato ajudar seu candidato e empurrá-lo até a vitória?
Nas eleições de 2022 fomos convencidos de vez que os eleitores não só podem como devem fazer o possível para que aquele candidato que corresponde ao seu próprio projeto político seja bem sucedido. Assim ocorreu com Jair Bolsonaro. Sem que a diretoria central da campanha fosse consultada, milhares de pessoas simples tomaram a iniciativa e colocaram em curso ações planejadas para ajudar na campanha.
Contudo, no que diz respeito a vários candidatos de menor expressão a coisa não deu certo, não por falta de vontade, falta de empenho, mas por algum desconhecimento de questões básicas, por não saber lidar com as infinitas ferramentas e oportunidades que a internet trouxe para alavancar o processo de comunicação.
Não basta saber usar o Instagram, não basta saber usar o Facebook. Há fórmulas, métodos e modos de agir que podem transformar pequenas iniciativas em verdadeiras chaves para a vitória. Se você realmente acredita que as coisas devem ser mudadas não pode ficar parado.
Perguntas: É realmente produtivo, por exemplo, passar 2 ou 3 horas em uma live com 7 ou 8 pessoas? Não seria melhor planejar uma postagem bombástica ou gastar 10 reais em um impulsionamento no Facebook ou Instagram e alcançar 1000 ou 10 mil pessoas com a sua mensagem?
Você tem mais de 300 seguidores no Instagram ou no Facebook? Então já é uma pessoa com certa habilidade em relacionamentos. É possível transformar quase todas essas pessoas em seus eleitores ou em eleitores do seu candidato. Basta trabalhar com inteligência.
É preciso, portanto, seja você um gerente ou coordenador de campanha ou mesmo um eleitor realmente interessado na vitória de um candidato que representa a sua categoria, que haja um mínimo de aprofundamento.
A maior parte das pessoas não quer perder sequer alguns minutos para aprender algo novo. Portanto, para que você saia daquilo que chamamos de multidão de medianos basta subir poucos centímetros em conhecimento.
Oratória, técnicas de marketing de relacionamento e análise comportamental não são armas que só podem ser usadas por grandes estrategistas de marketing. Elas podem e devem ser utilizadas por coordenadores locais e pelo eleitor interessado. Estude, busque informações, se for preciso gaste alguns reais. Isso fará com que você enxergue mais longe e de fato possa fazer a sua parte para que o mundo político finalmente possa adquirir um rumo favorável para a sua categoria profissional.
Clique na imagem abaixo e saiba um pouco mais sobre esse assunto, é o momento certo para agir. Não se arrependa por mais 4 anos.