Carta aberta de esposa de MILITAR do Exército pede ajuda a Jair Bolsonaro para criança com necessidades especiais

Abaixo a carta aberta enviada para o presidente Jair Bolsonaro e o vice presidente General Hamilton Mourão por Perla Machado, mãe de Gabriel Machado, que faz tratamento de saúde nos Estados Unidos da América

Excelentíssimo Senhor Presidente da República Jair Messias Bolsonaro

Excelentíssimo Senhor Vice Presidente da República Antônio Hamilton Mourão

Assunto: Tratamento de Saúde no exterior de filho menor dependente de militar da ativa, Major de Infantaria do Exército Brasileiro

Senhor Presidente,

Gabriel Franco Machado, tem 11 anos, é filho de Militar da ativa do Exército Brasileiro, sofrendo na condição de paralisia cerebral, deficiência visual e possuidor de Epilepsia refrataria de difícil controle. Por conseguinte, o menor necessita de tratamentos complexos e de alto custo, que estão bem acima das condições financeiras da família.

Há mais de cinco anos o menor vem requerendo a terapia Therasuith com estimulação visual ao Fundo de Saúde do Exército, que sempre negou o custeio do tratamento. Cumpre salientar que o tratamento não é experimental, tendo os seus benefícios reconhecidos pelo Conselho Federal de Medicina.

Hoje acompanho meu filho em tratamento na Cidade de Boston, Massachussets, que adota uma política de atendimento e amparo a crianças e mulheres carentes fornecendo assistência médica gratuita.

Dessa forma, Gabriel vem recebendo no Hospital MassGeneral for Children, tratamento neurológico de controle das convulsões, exames e todos os acompanhamentos necessário disponíveis no Estado. Onde foi submetido à cirurgia para a retirada de coagulo no cérebro em 14/04/2016, sendo acompanhado pelo Dr. Ronald Thibert, médico, Epileptologista e especialista em neuropediatria pela Harvard, realizando tratamento neurológico com grande expectativa de cura das crises convulsivas e desenvolvimento psicomotor.

Para a realização do tratamento da convulsão a família vem se mantendo como pode, usando seus próprios recursos e contando com a ajuda da comunidade brasileira e Instituições religiosas. Mas infelizmente, em Massachussets, não é realizada a terapia Therasuith, só em outros Estados, os quais não adotam a mesma política assistencialista.

Portanto, e tão somente por isso, a família precisa recorrer ao Fundo de saúde do Exército, que diga-se de passagem não é gratuito, para cobertura da terapia, passagem aérea do acompanhante e a ajuda de custo para esse fim. Atente-se ainda, que todas essas despesas estão previstas na legislação pertinente.

Desse modo, rogo a Vossa Excelência que interfira no caso em comento para que o Exército Brasileiro autorize o repasse de verbas para a realização da terapia Therasuith nos EUA onde o menor Gabriel se encontra em tratamento de saúde.

Apelo para o Espírito público de V Excelência e agradecendo a compreensão na certeza de que Vossa Excelência tomará as medidas efetivas para reverter essa grave situação de descaso de modo a garantir a saúde e conseqüentemente a vida do meu filho Gabriel.

Material recebido pela editoria de revista Sociedade Militar

Facebook Comments

Written by

portalmilitarcom

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Compartilhamentos