O Superior Tribunal Militar, assim como os outros tribunais superiores, efetuam trocas constantes nos cargos de presidente e vice-presidente. Por conta de umas dessas coincidências do destino, justamente no momento em que Lula assume a presidência da república o cargo de presidente do STM, órgão máximo da Justiça Militar da União, será assumido por um oficial que está dentro do seu círculo de amizade.
o Tenente Brigadeiro do Ar Francisco Joseli Parente Camelo será o presidente da corte militar e o vice-presidente será o ministro José Coelho Ferreira. Ambos integrarão a presidência da JMU no biênio 2023-2025.
Quanto deixou o Gabinete de Segurança Institucional em 2015, após ser indicado por Dilma Rousseff para o Superior Tribunal Militar, o Tenente Brigadeiro do Ar Francisco Joseli Parente Camelo emitiu nota de agradecimento, onde se referiu a Lula e Dilma como amigos, sobre os quais conhece o “lado afetivo e o lado amigo”.
“Eu tive o privilégio que poucos têm, de conhecer o lado afetivo do presidente, o lado amigo. Tanto do presidente Lula quanto da presidenta Dilma”. (Fonte EBC 09/01/2015)
Joseli está no STM graças a uma indicação direta de Dilma Rousseff, feita em 2015.
Nas redes sociais o clima foi de indignação após a publicação da informação no site da Revista Sociedade Militar, veículo mantido por militares da reserva das Forças Armadas. A reação de alguns leitores conservadores se deve ao fato de fake news que circulam há algumas semanas trazerem a informação de que e o STM iria julgar o Ministro Alexandre de Moraes, para muitos conservadores a corte seria a responsável por julgar políticos no caso de intervenção militar.
A coisa foi tão longe que surgiu um perfil no twitter “generalfreiregomesapoio” dizendo que se trata de fake da Revista Sociedade Militar! mas que fanatismo é esse?
O Portal Militar Verificou a informação e de fato o brigadeiro Joseli. indocado para o STM por Dilma Rousseff, assumira a corte militar no período de 2023 a 2025. A informação é facilmente verificada no site do STM.