Com Informações obtidas em https://www.flickr.com/photos/carioca_da_gema/210176185
O Aeródromo de Manguinhos era o novo campo de aviação do Aeroclube do Brasil, que foi fundado em 1911.
Depois do campo permanecer por anos nos terrenos onde funciona o conhecido Campo dos Afonsos, o Aeroclube precisava de um novo local para a pista. Então na década de 30 foi autorizada pela esfera municipal e federal a utilização de parte do terreno de Manguinhos. O Instituto Oswaldo Cruz – atual Fundação Oswaldo Cruz – permitiu que fosse aplainada a pequena elevação que havia em seu terreno para a construção do Aeródromo.
A inauguração foi uma festividade abarrotada de autoridades civis e militares e a presença de Getúlio Vargas foi o destaque, ele era entusiasta do local.
O Aeródromo de Manguinhos foi com o passar dos anos o principal Centro de Aperfeiçoamento de Instrutores. Havia também, paralelamente, Escola de Piloto de Recreio e Desporto, Lá foi realizado o primeiro Campeonato Brasileiro de Acrobacia. E todos os anos, durante a Semana da Asa eram realizadas concorridas provas aerodesportivas, com a participação de dezenas de Pilotos.
Na década de 40 vários departamentos forma criados lá, como o de pára-quedismo e o de aeromodelismo. Em 1949, o Departamento de Aeromodelismo foi transformado na Associação Carioca de Aeromodelismo (ACA) e construídas duas pistas circulares à margem da Avenida Brasil, além de instalações para sua Sede de Campo.
Aeródromo de Manguinhos foi interditado em 1961 sob a alegação de interferência com o tráfego aéreo do Aeroporto Internacional do Galeão e do Aeroporto Santos Dumont.