Nessa segunda-feira uma Revista Militar publicou artigo indicando que o suboficial da Marinha, Wagner Coelho agora é oficialmente um pré-candidato para deputado federal. Ele concorre pelo PODEMOS. O militar já encabeçou manifestações no Rio de Janeiro e é reconhecido como um dos mais combativos na questão dos direitos dos militares.
Também da Marinha, com mais de 15 mil votos no currículo, obtidos nas últimas eleições, outro nome bastante conhecido é o do também suboficial Bonifácio, que concorrerá pelo PATRIOTA. Bonifácio tem um perfil mais conservador. Ele declara que apoiará o presidente Bolsonaro por ser a melhor opção nas questões ligadas à família, conservadorismo etc., mas diz que não abre mão de brigar por melhorias salariais para militares e pensionistas das Forças Armadas e Forças Auxiliares. Há alguns anos Bonifácio foi punido por se manifestar contra os baixos salários em entrevistas dadas para jornais cariocas.
Para deputado estadual já surgem também alguns nomes entre os militares.
Moisés Queiróz teve a candidatura endossada por unanimidade no PSD, o militar da reserva tem como pauta principal questões relacionadas à segurança pública, tem um currículo muito bom nessa área e é bastante conhecido em locais como a região da Barra da Tijuca, Jacarepaguá é Magé.
Em suas redes sociais o pré-candidato carioca deixou a seguinte mensagem sobre a efetivação de sua pré-candidatura pelo PSD
“Hoje, por unanimidade, foi consolidada minha candidatura ao cargo de Deputado Estadual, pelo PSD. Agora é expor nossas propostas sobre Segurança Pública, Educação, Meio Ambiente e empreendedorismo com alternativas para transformarmos este estado numa sociedade melhor!”
Outro que teve a candidatura confirmada pelo PODEMOS foi Liosvaldo Oliveira, também da Marinha do Brasil. O militar esteve em Brasília nas empreitadas contra a posição dos generais durante a tramitação do PL1645, que se transformou na lei 13.954 de 2019 e participou de manifestações no centro do Rio pleiteando mudanças na legislação salarial dos militares e pensionistas.
“Hoje, sábado dia 23 de julho de 2022, assinei …. oficializando a minha candidatura para deputado estadual pelo partido Podemos do Rio de Janeiro. Será o início da luta pelos interesses do povo do Rio de Janeiro, com certeza estarei empenhado pelo bem de todos não será uma tarefa fácil, mas com ajuda de todos chegaremos ao nosso ideal. Pré-Candidatura a Deputado Estadual Liosvaldo Oliveira RJ.”
Do Exército Brasileiro também já aparece o militar do quadro especial de sargentos, Nilton Patrício, que em 2028 recebeu quase 5 mil votos ao se candidatar para deputado federal. Nilton defende pautas relacionadas aos quadros especiais de sargentos das três forças e questões relacionadas à educação, já que também é professor.